quinta-feira, abril 28

Como explicar para uma criança o que está acontecendo no país?

Como explicar para uma criança o que está acontecendo no país?
“-Mamãe, hoje na escola estava todo mundo xingando a Dilma, eles dizem que ela roubou o Brasil, mas você diz que não.”
“-Mamãe, hoje gritaram na sala: ‘Fora Dilma’ e a professora não fez nada. Então, ela também deve pensar assim. E, como ela é professora, deve estar certa.”
“-Hoje o professor de educação física falou mal da Dilma.”
“-Por que você torce para a Dilma, mamãe? Não acredito quando você diz que o Cunha e o Aécio fizeram coisas tão erradas. Se fosse verdade a polícia prenderia eles. A polícia não iria deixar ladrões soltos.” 
“-Se o Aécio fosse o vencedor, você iria respeitar?”
“-Você diz que o jornal da Globo conta mentiras.  Jornal pode mentir?
“- Se o juiz disse que o Lula é ladrão, não pode ser mentira porque um juiz não iria mentir. Você sempre diz que é mentira, mas, então, por que querem prender o Lula?”
“- Hoje eu ouvi que a Dilma já foi presa, o que ela fez para ser presa?”
Ao tentar responder algumas das milhares de perguntas do meu filho, o que fica, cada vez mais, em evidência é a fragilidade de todas as nossas instituições:  Como pode um juiz mentir? Como pode a polícia não prender o ladrão? Como pode uma escola compactuar com o golpe?  Na cabeça de uma criança, não faz o menor sentido essa inversão. Infelizmente, para muitos supostos adultos, condenar uma inocente para inocentar milhares de ladrões é a lógica correta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

GOLPES

Se você aprofundar a discussão mais um pouquinho pode ser que perceba que Hitler ainda está entre nós, agora vestido de verde e amarelo, ha...